NOSSA HISTÓRIA

Em 1985 foi inaugurada o Centro educacional Trenzinho Alegre com o objetivo inovador para educação, com a missão de ser referência na educação e referência para a vida. Em 1997 com o inicio das operações do Ensino Fundamental  e Ensino Médio passou se a chamar  Colégio TCA seguindo o mesmo princípios e missão desde de 1985.

Como educadores, consideramos primordial a valorização do ser humano como elemento importante para a manutenção da Paz e do equilíbrio do Universo. Nosso objetivo é desenvolver, no aluno a capacidade de aprender por si próprio, realizando tateios necessários a qualquer busca de soluções que levem às verdades indispensáveis à compreensão da realidade atual, explorando ao máximo sua capacidade reflexiva.

O suporte de trabalho desenvolvido pelo Colégio TCA é a participação coletiva em que o envolvimento de pais, professores, coordenadores, direção e alunos é o traço marcante. O trabalho principal concentra-se no professor a quem cabe evitar a rotina e provocar os desequilíbrios necessários. O triunfo sobre esses desafios culminam com o aprimoramento do processo científico (observação, levantamento de hipóteses, sustentação de argumentos e formulação de princípios), aliado à cooperação e à participação dos alunos, em busca da formação individual e coletiva.

Com ideologia independente, buscamos, como escola diferenciada, construir o conhecimento para a vivência prática, permitindo ao aluno participar das constantes mudanças da sociedade brasileira. A família TCA, representada por pais, professores, alunos e corpo diretivo, é algo que se constrói a cada dia pelo aperfeiçoamento do caráter, pelo aprimoramento da conduta adequada, pela condenação de quaisquer práticas discriminatórias, pela crença num mundo mais humano e justo onde a existência de um Ser Superior Perfeito (DEUS) é o exemplo maior da possibilidade de realização.

QUE SUJEITO QUEREMOS FORMAR?

Queremos formar sujeitos autônomos e éticos, familiarizados com o conhecimento e a  cultura historicamente produzidos. Sujeitos críticos, ativos e conscientes de que a educação  é o único caminho para um futuro melhor. Sujeitos que não sejam passivos e alheios aos  avanços da sociedade, mas capazes de transformar o meio e a realidade em que vivem. Sujeitos que com criatividade possam valorizar a vida, lutando pelos seus ideais.

Sujeitos que se tornem cidadãos apropriando e aprimorando o conhecimento adquirido e  que façam uso dele para o bem comum, percebendo nas relações sociais a aplicabilidade  desse conhecimento. Sujeitos que saibam localizar-se no tempo, no espaço, na  comunidade, no mundo percebendo a correlação dos saberes adquiridos.

QUE SOCIEDADE QUEREMOS PARA VIVER?

Uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária, que respeita a igualdade e a liberdade com  responsabilidade, na qual as pessoas não percam a dignidade e que se tenha  solidariedade, além de sensibilidade. Que atenda às necessidades básicas do cidadão,  fazendo cumprir seus direitos de educação, saúde e lazer. Mesmo diante das dificuldades,  encontre soluções para a sua transformação, superando as desesperanças, decepções,  corrupções e a desonestidade.Uma sociedade justa, onde possamos viver mais unidos e  com menos desigualdades, o que só é possível tendo a educação como alicerce.

Uma sociedade justa com igualdade para todos e não só para alguns privilegiados. Que  priorize a liberdade, o respeito a legados culturais, morais e das relações humanas. Uma  sociedade de paz, amor e respeito, sem preconceitos.

Acreditamos que possamos é indispensável aceitar as diferenças com humildade e com o  dever de desenvolvermos um trabalho de conscientização e respeito mútuo.

QUE CULTURA QUEREMOS VALORIZAR?

Uma cultura de paz, justiça e de solidariedade, valorizando e respeitando a diversidade  cultural, que elabore e reestruture os valores étnicos e sociais, ampliando os conhecimentos  adquiridos no meio escolar e transferindo-os para o meio em que estão inseridos. Uma  cultura historicamente construída, onde o educando e educador necessitem refletir e tomar  atitudes. Uma cultura na qual os indivíduos participem e sejam conscientes de tudo o que  acontece no ambiente em que vivem e que todos usem seus conhecimentos para  conquistar avanços. Uma cultura que se perpetue e que tenha em seus fundamentos,  valores construídos no seu interior, em síntese, na construção de sociedades democráticas  e pluralistas, o papel da escola é o de promover o convívio, para que se aprenda a respeitar  as diferentes formas de expressão cultural.

• Facebook ícone social

Copyright © 2020 Colégio T.C.A Todos os direitos reservados.